quarta-feira, 30 de maio de 2012

O que não fazer nos cabelos durante a gestação



Nós sempre ouvimos dizer que durante a gravidez pintar os cabelos ou utilizar outras químicas pode fazer mal. Mas nunca soubemos ao certo os efeitos que esses tratamentos causam à mãe e ao bebê.

Pois um estudo da Fiocruz em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) constatou que o uso das químicas capilares durante o primeiro e segundo trimestres da gravidez pode causar leucemia na criança futuramente.

Na pesquisa, o biólogo Arnaldo Couto, aqui do Rio de Janeiro, analisou a combinação do uso de tintura e alisamento capilar durante a gestação e o desenvolvimento de leucemia aguda em crianças com até dois anos de idade. O que ele concluiu foi: "A mulher que usa essas químicas capilares durante o primeiro e o segundo trimestres de gestação aumenta de duas a três vezes as chances de o bebê ter esse tipo de câncer".

Ele avaliou ainda várias marcas comerciais de alisantes e colorações compradas em farmácias. De cerca de 150 compostos diferentes, o biólogo notou potencial cancerígeno em 32 deles.

Mas é claro que nem todos os tratamentos estão proibidos. Você pode sim pintar os cabelos, desde que seja com xampus tonalizantes, tinturas sem amônia ou henas (que contém chumbo) e usar secador e chapinha para alisar os fios, no lugar das escovas definitivas. Para fortalecer os fios, que podem cair mais durante a gestação, aposte nas máscaras fortificantes. Ao escolher a sua, opte pelas que contém jaborandi na fórmula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário