sexta-feira, 10 de maio de 2013

Como usar o xampu nos cabelos



Fios soltos e saudáveis não dependem apenas de tratamentos e hidratantes poderosos. A rotina de cuidados começa, essencialmente, com um bom xampu. A seguir, as dez dúvidas mais frequentes sobre o produto e como transformar a lavagem do dia a dia em um verdadeiro ritual de salão:

1 - Qual é a maneira correta de aplicar o xampu?

O primeiro passo é molhar bem o cabelo. Fique embaixo da água corrente durante três ou quatro minutos e só então inicie a lavagem. É recomendável diluir, nas próprias mãos, um pouco do xampu em água e aplicar a mistura nos fios. Comece pelo comprimento – nunca pela raiz –, espalhando a espuma até o topo da cabeça. Faça uma massagem rápida e suave com a ponta dos dedos, sem esfregar as unhas. Assim você evita o acúmulo de resíduos, deixando os fios limpos e soltos por mais tempo.

2 - É realmente preciso lavar os fios mais de uma vez?

Sim. A primeira lavagem remove apenas o excesso de sujeira, oleosidade e resquícios de finalizadores. A segunda limpa os fios profundamente. A dica é usar primeiro um xampu transparente e depois um hidratante.

3 - Há algum cuidado específico para o enxágue?

Acúmulos de xampu deixam o cabelo sem brilho e, no longo prazo, podem causar ressecamento e até queda. Além de passar a mão pelo comprimento, para remover o excesso de espuma, é preciso limpar bem a nuca, o topo e as laterais da cabeça.

4 - Antiqueda: mito ou verdade?

Diferente do que pensam os consumidores, os xampus da categoria só reduzem a queda ocasionada pela quebra dos fios. A principal ação desses xampus é proteger e dar força aos cabelos, para que se tornem mais resistentes ao atrito. Dependendo da causa do problema, é preciso procurar um médico, que pode prescrever de medicamentos orais ou de uso tópico a tratamentos com laser mais potentes.

5 – Como utilizar o xampu antirresíduos?

Nunca diariamente. Sua fórmula possui pH superior ao dos fios, o que ajuda a eliminar restos de cloro, pigmentos, poluição e finalizadores. Por isso, se utilizado todos os dias, abre demais as cutículas e traz prejuízos como ressecamento, falta de brilho e porosidade. O ideal é fazer a limpeza profunda uma vez por semana, principalmente após o uso de leave-ins, musses e óleos. Utilize o produto antes da hidratação, já que ele potencializa a ação da máscara de tratamento.

6 – Quem tem cabelo misto ou oleoso deve usar um produto especial?

Sim. Ao contrário dos fios ressecados, que precisam de produtos mais emolientes (com textura perolada ou cremosa), quem sofre com oleosidade só pode utilizar xampus transparentes, ricos em ativos cítricos como chá verde, menta e própolis. Cabelos mistos – com raiz oleosa e comprimento seco –, também devem ser lavados dessa maneira. Para finalizar, espalhe um pouco de condicionador apenas nas pontas.

7 – O que fazer para que o cabelo não se “acostume” com o xampu?

Os fios possuem necessidades diferentes – reconstruir a fibra capilar, prolongar a cor, regular a oleosidade da raiz ou hidratar, por exemplo. O ideal, portanto, é escolher dois ou mais xampus com finalidades diferentes e alterná-los a cada semana. Só não faça a troca diariamente, pois a fórmula precisa de ao menos sete dias para tratar as mechas e dar resultado.

8 - Vale investir em xampus profissionais que custam mais de R$ 50?

Sim, pois essas versões contam com uma tecnologia avançada, que lava e trata os fios ao mesmo tempo. Além dos ativos detergentes (presentes em todos os xampus), eles trazem uma maior quantidade de matérias-primas nobres como queratina, ceramidas, hidratantes e extratos vegetais. Assim, não agridem a estrutura capilar durante a lavagem e equilibram o pH. Uma saída é ter dois xampus no boxe. Use o mais popular na primeira lavagem, para remover a sujeira, e o profissional em seguida.

9 – O produto com sal é mesmo prejudicial aos fios?

Não. Quase todos os xampus do mercado têm cloreto de sódio, que encorpa o líquido e gera espuma. Mais tecnológicos, os novos produtos trazem concentrações baixas do componente e não causam nenhum dano ao cabelo. Em quantidade mínina e combinado com ativos hidratantes e reconstrutores, o sal não terá qualquer influência negativa na saúde dos fios.

10 – Xampu seco funciona?

O produto camufla a aparência oleosa, mas não limpa profundamente. Ou seja, é uma boa opção para os dias em que não é possível lavar os fios. Com ativos que enxugam o excesso de óleo, como extrato de urtiga, ele deixa a raiz solta e o aspecto limpo. Também dá textura e elimina odores. Basta borrifar o spray no topo da cabeça e pentear. Mas atenção ao uso frequente. Por ser feito com micropartículas de pó, pode entupir os folículos capilares, ocasionando queda e outros problemas.

Fonte: Marie Claire

Nenhum comentário:

Postar um comentário